Chegamos ao fim da primeira temporada de The Wolf Among Us

Telltale games nos presenteando com mais uma obra prima do mundo dos jogos, chagamos ao Season Finale da avantura de Bigby Wolf

O efeito Telltale Games!

Uma produtora em alta que tem um marco na história dos games com o adventure tematizando no universo de The Walking Dead, mas o que esperar das atuais produções da empresa?

F2P realmente valem a pena?

Qual o poder dos jogos gratuítos sobre o entretenimento dos gamers? Valem a pena?

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jogos não tão populares que todos deveriam jogar!

Temos muitos grandes jogos para todas as plataformas existentes. Grandes franquias que - muitas vezes - chamam toda a atenção para si e acabam deixando muitos jogos em sua sombra. Infelizmente, vários desses jogos deixados de lado são ótimos em diversos aspectos, alguns extremamente divertidos e outros com um enredo desenvolvido e profundo, mas que não teve o público merecido.

Lollipop Chainsaw


O game do polêmico Suda51 que traz como protagonista a bela Juliet sem dúvidas é extremamente divertido. Levando tudo na brincadeira do início ao fim, o título consegue arrancar diversas risadas do jogador. Vale muito a pena prestar atenção em cada diálogo do jogo pois cada vez mais ficamos com uma expressão do tipo "WTF!".
Com um gameplay simples no estilo Hack 'n Slash, Lollipop Chainsaw merece ter um tempo dedicado a ele, mas lembre-se, não espere nenhuma seriedade vindo de algo produzido por Suda51.
Jogo disponível para PS3 e X360.

Binary Domain


Um TPS futurístico pode parecer meio clichê a primeira vista certo? Engana-se quem deixar de jogar Binary Domain por esse motivo. O jogo é ótimo, gameplay fluído, personagens legais e um enredo de tirar o folego e de deixar boquiaberto de tantas reviravoltas incríveis. 
A interação entre os personagens é um efeito chave do jogo que deixa um game linear com um toque de não linearidade. Além de que, o game possui um sistema de comunicação via voz com os personagens de nossa party, o que deixa a jogatina muito mais interativa e o fator imersão aumenta consideravelmente.
O problema de Binary Domain, sem dúvidas, foi má divulgação por parte da SEGA. Não foi dado uma real importância a esse quesito e em vendas o jogo ficou muito abaixo do esperado. Infelizmente isso nos implica em acreditar que nunca veremos uma sequência desse game.
Jogo disponível para PC, PS3 e X360.

FlatOut


Um game de corrida totalmente inovador e insano. FlatOut lançado em 2005 recria alguns parâmetros do gênero de carros para os games. Com diversos modos para se jogar, os de maior destaque são os paralelos ao campeonato da campanha principal. São eles: Corrida de destruição de carros, lançamento do piloto a distância e em altura. Isso mesmo, um dos modos do jogo consiste em atirar o seu personagem o mais distante ou alto possível! Insano e extremamente divertido.
Jogo disponível para PC, PS2 e Xbox.

Dust: An Elysian Tail


O Action-RPG em formato de fábula da Humble Hearts é lindo! Desde a direção de arte até o enredo em que ele se desenvolve. O gameplay é muito divertido e muito frenético em batalhas. Destaque total a qualidade da animação dos personagens durante os diálogos. As ilustrações que são mostradas em tela são incríveis e hipnotizantes.
Jogo disponível para PC e X360.

Black


Um FPS de guerra, sim já vimos vários desse tipo. Mas Black com seu enredo conceitual e seu nível de dificuldade um tanto elevado possuía um diferencial além desses. Em 2006, era inacreditável um game possuir uma Engine DESTRUTÍVEL! Sim as granadas e os impactos de bala destruíam os locais onde se lutava. Os gráficos incríveis também contribuíam muito para a imersão no ambiente da guerra.

Jogo disponível para PS2 e Xbox.

E o meu favorito dessa lista

Spec Ops: The Line


O Spin-off da saga Spec Ops realmente impressiona. No lançamento o jogo não possuía grandes expectativas e por isso não teve uma grande atenção da maioria dos jogos.
Porém, o jogo apresenta um gameplay ótimo, com controles bem programados, uma dificuldade balanceada de acordo com o nível que se está jogando e um enredo INCRÍVEL! A história do game é sem dúvidas o ponto mais forte, o drama da guerra e os efeitos dela sobre a mente humana são perfeitamente retratados no título publicado pela 2K Games. Vale cada instante de gameplay.
Jogo disponível para PC, PS3 e X360.


Conhece mais algum bom jogo que não teve o reconhecimento merecido? Então poste aqui nos comentários para que possamos enriquecer mais ainda a nossa lista de games de qualidade.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Game Maker: Movimentação e ataque em quatro direções

Bom, aqui estamos com nosso primeiro vídeo tutorial de desenvolvimento de jogos!
E inicialmente temos Game Maker, um tutorial básico usando o GML de como fazer o movimento padrão de muitos jogos de RPG.
Utilizei a versão Free do Game Maker: Studio, que está disponível no Steam.
O vídeo é voltado para pessoas que tem certo conhecimento da interface do Game Maker porém não possui o conhecimento voltado para a parte de programação em cima da Linguagem GML. Tento explicar tudo que faço no vídeo e detalhar cada função usada.

Lembrando: A forma com que eu monto o código não está certa nem errada, cada pessoa tem a sua forma de pensar e os algorítimos montados por você podem ser completamente diferentes dos meus. 



Links:
Sleopand
Download do arquivo .gmx

terça-feira, 3 de junho de 2014

Call of Duty ou Battlefield ?

Existe muita briga entre os fãs de FPS nos dias de hoje, mas sem dúvidas, destacam-se os fanáticos jogadores de Call of Duty, COD para os mais íntimos, e Battlefield, abreviado para BF.
A sigla FPS significa First Person Shooter, traduzindo: Tiro em primeira pessoa. Aquele sempre amado gênero que surgiu com o lendário Wolfenstein 3D. Com o tempo o gênero ganhou muitos amantes e hoje -sem dúvidas - é o mais amado no mundo dos jogos virtuais.
Com todo esse aumento de popularidade, obviamente surgiriam grandes franquias e, atualmente, são as citadas anteriormente.

Diferenças entre os jogos

COD é um jogo frenético, com partidas rápidas e que exigem reflexos apurados e não preza tanto pelo realismo do que está acontecendo, controlamos super soldados tanto no multiplayer quanto no single e possuímos diversas ferramentas um pouco surreais em certos aspectos. Assim podemos caracterizar a franquia como um Arcade de Guerra.
Já BF preza um pouco pelo outro lado, com cenários mais amplos o jogo te induz a ser mais estrategista nas suas ações, visto que qualquer movimento equivocado pode resultar na morte tanto em multiplayer quanto em singleplayer. A franquia desde Battlefield: Bad Company 2 (lançado em 2010) pra cá, tomou um rumo extremamente realista, recriando veículos, terreno e física muito bem. O motor usado, o FrostBite, é extremamente poderoso e cria destruição em seus cenários, o que como dito antes preza pela realidade das situações. Sem dúvidas Battlefield pode ser caracterizado como um Simulador de Guerra.

Qual é melhor?



Não existe possibilidade de determinar qual estilo de jogo é melhor, ambos os últimos lançamentos das franquias foram meio fracos (Call of Duty: Ghosts e Battlefield 4) ou com uma série de bugs irritantes. Mas o histórico, dita jogos extremamente divertidos e com maneiras diferentes de se jogar. 
Digo uma coisa, jogar bem COD e tentar aplicar a estratégia de reflexos rápidos de COD combinada com o estrategismo de BF o torna um jogador extremamente habilidoso no game da EA Games, porém nem sempre isso é recíproco, já que as partidas de Call of Duty não te deixam muitas oportunidades de ser estrategista.
Ambos os jogos possuem formatos multiplayers impecáveis e são extremamente divertidos, cada minuto gasto jogando qualquer um é sem dúvidas um tempo bem gasto, para fãs de FPS, é claro!

O que queremos salientar é que, no lugar de ficar xingando e criticando o jogo oposto da franquia que você joga, tente experimenta-lo também. Isso só aumentará a sua própria diversão!