Existe muita briga entre os fãs de FPS nos dias de hoje, mas sem dúvidas, destacam-se os fanáticos jogadores de Call of Duty, COD para os mais íntimos, e Battlefield, abreviado para BF.
A sigla FPS significa First Person Shooter, traduzindo: Tiro em primeira pessoa. Aquele sempre amado gênero que surgiu com o lendário Wolfenstein 3D. Com o tempo o gênero ganhou muitos amantes e hoje -sem dúvidas - é o mais amado no mundo dos jogos virtuais.
Com todo esse aumento de popularidade, obviamente surgiriam grandes franquias e, atualmente, são as citadas anteriormente.
Diferenças entre os jogos
COD é um jogo frenético, com partidas rápidas e que exigem reflexos apurados e não preza tanto pelo realismo do que está acontecendo, controlamos super soldados tanto no multiplayer quanto no single e possuímos diversas ferramentas um pouco surreais em certos aspectos. Assim podemos caracterizar a franquia como um Arcade de Guerra.
Já BF preza um pouco pelo outro lado, com cenários mais amplos o jogo te induz a ser mais estrategista nas suas ações, visto que qualquer movimento equivocado pode resultar na morte tanto em multiplayer quanto em singleplayer. A franquia desde Battlefield: Bad Company 2 (lançado em 2010) pra cá, tomou um rumo extremamente realista, recriando veículos, terreno e física muito bem. O motor usado, o FrostBite, é extremamente poderoso e cria destruição em seus cenários, o que como dito antes preza pela realidade das situações. Sem dúvidas Battlefield pode ser caracterizado como um Simulador de Guerra.
Qual é melhor?
Não existe possibilidade de determinar qual estilo de jogo é melhor, ambos os últimos lançamentos das franquias foram meio fracos (Call of Duty: Ghosts e Battlefield 4) ou com uma série de bugs irritantes. Mas o histórico, dita jogos extremamente divertidos e com maneiras diferentes de se jogar.
Digo uma coisa, jogar bem COD e tentar aplicar a estratégia de reflexos rápidos de COD combinada com o estrategismo de BF o torna um jogador extremamente habilidoso no game da EA Games, porém nem sempre isso é recíproco, já que as partidas de Call of Duty não te deixam muitas oportunidades de ser estrategista.
Ambos os jogos possuem formatos multiplayers impecáveis e são extremamente divertidos, cada minuto gasto jogando qualquer um é sem dúvidas um tempo bem gasto, para fãs de FPS, é claro!
O que queremos salientar é que, no lugar de ficar xingando e criticando o jogo oposto da franquia que você joga, tente experimenta-lo também. Isso só aumentará a sua própria diversão!