quinta-feira, 29 de maio de 2014

O câncer da internet

Convivemos diariamente com diversos problemas de "convivência" entre internautas, mas - infelizmente - existe uma massa de usuários que se preocupam mais em incomodar outros do que ter seus momentos de diversão na porta para o mundo que é a Internet.
Recentemente, a EA Games disponibilizou gratuitamente para quem quiser o aclamado BattleField 3  via Origin (o sistema de distribuição e execução de jogos da EA Games). Mas qual o problema disso? Na atitude da EA nenhum problema, porém os índices de jogadores utilizando os temíveis Hacks subiu em 800%. Somente no dia 29/05 foram mais 200 banimentos segundo o site PBBans.


Sabe o que é intrigante? Que a maioria dos banidos não são provenientes do Brasil! Sim, nosso país que é tão mal falado lá fora não está com a maioria dos banimentos por uso de hack nesse período gratuito de BF3. Pode-se perceber um grande número de jogadores da Alemanha sendo banidos por uso de diversos tipos de Hacks.
Mas agora a pergunta? Qual a diversão que esse tipo de jogador tem? Destruir servers ou até mesmo jogos inteiros devido ao uso de hacks, será essa a diversão?

Os mais antigos devem lembrar de dois jogos completamente destruídos por Players mal intencionados, GunBound e The Duel. Ambos são ótimos jogos que em suas Season 1 chegaram a um ponto que se tornaram impossíveis de se jogar. GunBound por exemplo chegou a ficar fora por um tempo devido a isso, até o lançamento de sua Season 2 (atualmente não tenho informações de como está a situação do jogo em sua Season 3).

Talvez, o uso de hacks mostre um lado preocupante da população. Todas as pessoas que jogam BF ou qualquer outro jogo online, e realmente são boas naquilo, é por que treinaram e se divertiram por muitas horas com o game, sem dúvidas morreram - e muito - no início. Digo que o uso de hacks mostra um ponto digno de preocupação, pois deixa claro que boa parte das pessoas não é capaz nem se quer de tentar desenvolver certa habilidade em um simples jogo virtual, e apela rapidamente para a forma mais fácil de fazer. Sem dúvidas, isso se refletirá em algum momento no mercado de trabalho, todas essas crianças que hoje em dia acham mais fácil usar softwares ilegais para "tirar vantagem" de outros, provavelmente terão grande dificuldades ao longo da vida pois não poderão usar nada programado para ajuda-las.

É importante que todos nós saibamos os limites de cada coisa, e usar Hack está bem acima do limite dos jogos online, lembremos sempre do velho ditado "Meu espaço termina quando começa o do meu próximo" ou seja, ao usar esse tipo de programa estamos sem dúvidas invadindo e violando o direito de um jogo justo de nossos colegas de server. 

Conscientize-se e bom jogo!