quinta-feira, 3 de julho de 2014

O efeito Telltale Games!




Acredito que todos os gamers do mundo devam pelo menos visto algum vídeo ou matéria falando sobre The Walking Dead: The Game o Adventure da Telltale Games. Um jogo que não se pode caracterizar apenas como um "jogo" e sim como um filme interativo que consegue demonstrar as emoções do jogador. 

Mas acredite, a Telltale não se resume apenas a TWD. Embora o jogo seja o carro, e um pote de ouro para empresa, esse não é o único game e nem o primeiro produzido por eles. Anteriormente ao Adventure de sucesso foram lançados entre outros a série Jurassic Park: The Game e duas temporadas de Sam and Max, ambos sem grandes impactos na indústria, o que faz com que muitas pessoas tenham conhecido a empresa apenas pós TWD.

Eras da produtora

Por esse estrondoso sucesso da aventura com os Walkers, podemos sim dividir em dois períodos.
Telltale antes de TWD e pós TWD, a produtora cresceu muito e mostra um amadurecimento em seus enredos atuais. Com ainda duas séries de peso a serem lançadas a desenvolvedora está em um estado de graça com os jogadores. Tales from the Borderlands e Game of Thrones são as tais duas séries. Mais uma vez se pega duas grandes franquias conhecidas e se traz para o universo e toda a jogabilidade Telltale. Mas esses por enquanto são só espectativas, vamos falar da atualidade da produtora!

The Wolf Among Us

Bigby Wolf e Branca de Neve no jogo da Telltale

Não existem palavras para descrever a experiência jogando The Wolf. Um jogo investigativo que consegue mesclar uma temática que muitas vezes é vista como infantil com temas sérios e reviravoltas chocantes.
Para quem não sabe, o game é baseado em uma série de HQ's chamada Fábulas, onde se da uma nova perspectiva e joga as fábulas das histórias infantis para atualidade e mostra todo o lado macabro que se da por trás de cada conto. 
O protagonista das HQ's e consequentemente também do jogo é Bigby Wolf, nada mais, nada menos que o Lobo Mau! Que agora tenta se redimir pelo mal que causou no passado sendo o Xerife da Cidade das Fábulas. Todos os personagens são tratados de forma extremamente adultas e as mulheres na HQ possuem um toque muito forte de sensualidade, principalmente a Branca de Neve que vêem a se tornar a co-protagonista da série.
Voltando ao game; a jogabilidade utilizada é a mesma de TWD porém com sérias melhorias de resposta de comandos e alguns Quick Time Events bem influenciados por títulos da Quantic Dream como Beyond Two Souls e Heavy Rain. Agora diferente da nossa amada série com Zumbis, The Wolf não foca tanto no relacionamento entre os personagens e mais no descobrimento de pistas e percepção de mentiras. Mudanças totalmente válidas já que aqui se trata de um game de investigação e não de sobrevivência.
Graficamente o jogo é levemente superior ao título anterior da produtora, sem grandes mudanças mas está tudo um pouco mais polido, o jogo segue na linha de gráficos estilo HQ.
Como de costume em jogos de gênero Point 'n Click, o enredo é o grande forte do game. Com nítidas diferenças entre um gameplay e outro. As grandes reviravoltas da trama são incríveis e deixa o jogador preso ao console e ansioso pelo próximo episódio.
The Wolf Among Us está no aguardo do lançamento do 5º episódio, previsto para agosto de 2014.

The Walking Dead: Season Two

E chegamos a aclamada Segunda Temporada de The Walking Dead, assumindo agora o controle de Clementine. Damos continuidade a história da garotinha que encantou a todos no melhor jogo do ano de 2012, que agora se mostra mais madura e reflete todos os traumas e medos de um mundo apocalipse causam no desenvolvimento e formação da personalidade de uma inocente menina. 
A jogabilidade e gráficos agora são do mesmo estilo de The Wolf Among Us, o que dá um toque a mais de ação em algumas cenas da aventura, mas mesmo assim não é retirado em nenhum momento a tensão

extrema e drama característicos da primeira temporada. 
O enredo se forma novamente de uma certa forma inesperada, com acontecimentos totalmente imprevisíveis e a formação de um vilão concreto nessa etapa da franquia, diferente do que ocorria na primeira etapa do jogo. 
Sem dúvidas essa nova aventura de Clementine vale a pena ser jogado em cada Frame de gameplay, ainda estamos no aguardo do 4º episódio, mas até o momento a história é encantadora e o carisma dos personagens é muito grande. Nós desenvolvemos sentimentos muito definidos por cada personagem, claro que todas as atitudes deles são diretamente influenciadas pelas escolhas do jogador ao longo dos capítulos.
Lembrando apenas que se você possuir um save da Season 1 na plataforma que for jogar a segunda, TODAS as escolhas serão carregadas, logo tudo que foi feito terá um reflexo nos episódios mais novos.

______________

Já ouviu a Podcast da Sleopand sobre a primeira temporada de TWD? Confira no link abaixo, mas saiba na Podcast contamos a nossa experiência com o jogo, logo é uma chuva de Spoilers, então se não jogou a Season 1 e pretende jogar, não escute! Mas se não, CLIQUE AQUI!