Jogos são a grande paixão de boa parte da geração mais jovem, mas infelizmente, eles nos custam nossos suados salários e em certos momentos nos pegam uma boa parcela do mesmo. Existem saídas sim para dar uma folga para o bolso e mesmo assim se divertir com mundos virtuais, e essa solução são os Free to Play.
Pra quem não sabe Free to Play, ou para os íntimos F2P, são jogos onde não se precisa pagar nada pra começar a jogar, basta fazer o download do conteúdo e muitas vezes criar uma conta já que a maior parte dos títulos nessa situação são onlines.
Mas qual a situação atual do gênero?
Sempre tivemos grandes exemplos de jogos Free que cativam o público, as vezes ganhando até de super produções que são vendidas por preços exorbitantes, principalmente aqui no Brasil. Um título não tão atual mas que mostra a força que jogos Free podem ter no mercado é o AMADO, ADORADO e ACLAMADO Team Fortress 2! Jogo FPS desenvolvido pela gloriosa Valve que desenvolve um padrão de jogo um tanto diferente dos demais jogos de tiro conhecidos. Adicionando várias classes e cada uma com uma forma de se jogar totalmente diferente da outra.
TF2, como é popularmente chamado, a anos figura entre os jogos mais jogados do Steam e está sempre conquistando novos jogadores. O game é totalmente free, existem alguns itens para serem comprados com dinheiro real, mas são meros luxos, nada necessário para arrancar muitas cabeças em Team Fortress 2.
Outro exemplo bem atual e que mostra o poder dos F2P é um jogo desenvolvido em Unity e disponível gratuitamente para ser jogado pelo Facebook, falo do Red Crucible 2.

Infelizmente tudo tem seu lado ruim...
Por serem Free, a fiscalização interna dos servidores se torna muito mais difícil, pois, diariamente, se tem milhares de novas contas sendo criadas. Isso facilita e muito a vinda de Hackers para atrapalhar a diversão da maioria dos jogadores. Nesse quesito podemos citar dois jogos que foram ou são muito afetados pelo uso de Cheaters principalmente em servidores brasileiros, são eles:
Combat Arms
Olha, mais um FPS! CA é um ótimo jogo, sim! Os gráficos são satisfatórios para um título gratuito e os modos de jogo são muito divertidos, possui uma comunidade sólida e fiel de jogadores que deixam o título muito atraente... porém... É muito difícil entrar em uma sala aberta que não haja alguém matando pelas paredes, voando, andando muito rápido entre outras coisas. Por isso o jogador se vê obrigado a ter um grupo fechado de amigos in-game para que assim fechem uma sala com senha e se possa jogar tranquilo.
Outra alternativa para driblar os Hacks seria o chamado Moderador de Elite, só que para comprar tal título e poder expulsar qualquer um das salas que você cria, já exige que desembolsemos dinheiro real com o jogo, e esse não é o propósito do que está sendo falado aqui.
GunBound
Aaah GunBound! As inúmeras boas lembranças que tenho sobre esse jogo de batalhas por turnos são incríveis. O jogo teve seu auge no Brasil por 2005 ~ 2006 e cativava a todos. Funcionando com uma mecânica muito parecida com o aclamado Worms, GB tinha uma das comunidades mais fanáticas pelo game que eu já vi.
Mas infelizmente com o tempo foram aparecendo programinhas que davam certas vantagens para quem os usava. Como por exemplo, ser sempre a vez do utilizador do Hack... sinceramente quem em sã consciência achava que alguém ia ficar na sala apenas assistindo o cara jogar sozinho e matar todo mundo? Após o aparecimento desses softwares ilegais para o jogo e que a produtora não conseguia acompanhar o desenvolvimento deles para bloqueá-los, a comunidade do game foi caindo e se viu a quada de toda a popularidade do jogo.
Hoje GunBound está na sua Season 3, mas nem de longe possuí a sólida comunidade da sua primeira temporada.
Mas é claro que nem é tudo culpa dos jogadores...
Muitos jogos que se dizem Free to Play na verdade são pseudo F2P, pois é gratuito apenas para começar a jogar já que logo em seguida para progredir somos praticamente obrigados a desembolsar dinheiro na compra de itens mais potentes ou boosts para nosso personagens. São os chamados Pay to win.
Sempre que escuto esse termo me vem na hora um game na cabeça, Metin2. Um RPG de ação que mistura elementos do gênero Hack 'n Slash com RPG e cria um universo incrível. Só que após o nível 40 o jogo se torna mais difícil a cada nível, tentando obrigar a comunidade a comprar o Cash do game, que não é nada barato. Atitudes como essa atrapalham o bom desempenho que o jogo poderia ter no mercado e incentiva o uso de programas ilegais.
______________
Temos muitos títulos de qualidade e que são totalmente gratuitos! Então devemos entender o bom uso desse tipo de coisa e respeitar a comunidade, incentivando - de forma honesta - o bom andamento do jogo.
Outros jogos disponibilizados de forma gratuita
League of Legends
Dota 2
Dust 514
DC Universe Online
Tera Online
Gunz: The Duel 2
Spartacus
Tibia
Mu!Online
Knight Online