Depois de muita espera finalmente estamos nos aproximando da data do próximo game simulador dos combates travados dentro do octógono. EA UFC será lançado dia 17 de junho, apenas para a nova geração de consoles. Mas que evoluções esperar em relação ao último game de MMA UFC Undisputed 3?
Gráficos
É óbvio que sendo um game lançado exclusivamente para XOne e PS4 o salto gráfico entre o título da EA e da falida THQ deveria ser visível. Usando o motor gráfico de Fight Night: Champion, podemos ver que os gráficos do novo título estão incríveis, cada lutador é reproduzido com extremo detalhe e consequências da luta como cortes e suor aparentemente estarão bem evidentes e extremamente detalhados durante o gameplay.
Movimentação
Pelo visto em um único vídeo de gameplay lançado em que mostra uma luta entre Anthony Pettis e José Aldo, a movimentação está sim bem melhor que a de UFC Undisputed 3, porém está longe do que seria considerado "real". Os lutadores ainda serão robóticos, mas o porquê disso é de perfeito entendimento.
MMA é um esporte de ação frenética, a gama de ações possíveis de se fazer em um octógono é enorme, isso torna muito difícil a reprodução perfeita de tais movimentos. Talvez em próximas edições do game esse fator venha a melhorar, mas não crie esperanças que verá uma movimentação próxima da real.
O que espero é que seja corrigido o fator velocidade dos movimentos do chão que no UFC3 era extremamente falho. Todos os lutadores se movimentavam com uma velocidade muito alta no chão, de forma a deixar o movimento extremamente falso.
Finalizações
Ainda não sabemos como funcionará o sistema de finalizações do novo game da EA Sports. Sem dúvida o desenvolvido pela THQ era extremamente chato e irritante. Além de que o desbalanceamento era gritante, lutadores como Minotauro, Frank Mir, Royce Gracie, Demian Maia entre outros praticantes de BJJ eram capazes de fazer movimentos impossíveis na hora das finalizações, puxando golpes de onde não estava sendo cedida nenhuma entrada por parte do adversário. Espero que agora seja dado uma maior atenção a esse tipo de possibilidade, pois sem dúvidas as finalizações são muito importantes para um bom game de MMA.
Balanceamento
Como estamos falando de um jogo de Esporte, e ainda mais, de um simulador de esporte, é óbvio que teremos lutadores melhores que outros. Porém espero que seja corrigido outra falha da antiga produtora aqui. Quando jogávamos UFC 3 em dificuldades mais altas ( Avançado para cima ) se perdia um pouco o fator da habilidade de cada lutador por parte de máquina, por exemplo: Roy Nelson, é um lutador de trocação, Wanderlei Silva também, agora quando colocávamos lutadores como esses, com baixa habilidade em luta de solo, como nossos adversários em uma dificuldade alta, eles simplesmente ganhavam habilidades no chão, Wanderlei ficava tentando derrubar, Roy Nelson finalizava... isso tira totalmente a cara de simulador, pois deixa de mostrar com realidade a forma de luta de cada um. O certo seria as habilidades de trocação de ambos os lutadores serem apuradas conforme a dificuldade aumenta, e claro um leve aumento em outras áreas. Não quase que uma especialização.
DLC's
Aqui temos um fator um tanto polêmico... Na última edição tivemos pelo menos dois lutadores significativos que foram deixados de fora do jogo no lançamento para serem disponibilizados via DLC posteriormente, são eles: Alistair Overeen e Korean Zombie. Acho difícil que a EA não siga a mesma linha de pensamento da grande maioria das produtoras de hoje em dia. Mercenarismo desanima a todos, e ver algum lutador de certa significância ser deixado de lado apenas visando o lucro posterior é uma vergonha para o mundo games.
Online
Devido a falência da THQ estamos já a algum tempo sem modo online de UFC Undisputed 3. Por isso, esperamos que a EA dedique-se para oferecer a melhor experiência online possível afim de suprir o tempo de falta que tal modo fez a todos os jogadores.
_____________________________
EA UFC está mostrando que será sim, um grande jogo. Porém devemos entender que o jogo não sairá perfeito pois MMA é um esporte muito difícil de se reproduzir digitalmente.
Esse não é o primeiro game do gênero produzido pela EA, em 2010 tivemos o lançamento do EA MMA, jogo que não fez tanto sucesso, acredito eu, pelo fato de que não levava a bandeira do UFC e sim do extinto e bem menos popular - pelo menos no Brasil - Strikeforce.
EA UFC chegará as lojas no dia 17 de junho para XOne e PS4