terça-feira, 27 de maio de 2014

Quanto os PC's ainda estão a frente dos consoles?

Diariamente, presenciamos muito a briga interminável entre fanboys de todos os tipos, infelizmente essa é uma das realidades, pelo menos aqui no Brasil, do cenário gamer na internet.
O recente título lançado para diversas plataformas e que foi muito esperado, Watch Dogs pode nos mostrar as diferenças de uma plataforma versátil como o PC e a de uma de hardware fixo como os consoles. Foram divulgadas imagens do game rodando na resolução 3840 x 2160, a famosa 4K.

Watch Dogs em 4K


Realmente os gráficos mostradas em tais screenshots são incríveis, e obviamente a resolução 4K está bem acima dos 900p e 792p alcançadas pelos consoles PS4 e XOne respectivamente. Com consoles recentemente lançados que não alcançam nem perto do que computadores High End podem alcançar será que o modelo de consoles atual é o ideal para os rápidos avanços da indústria do entretenimento digital?
Sem dúvidas, computadores atualmente são mais caros que consoles, certas GPU's chegam a custar mais que um PS3 por exemplo, mas levando em conta que dentro de pouco tempo teremos tais placas a um preço menor e com capacidade de rodar jogos a 4K por exemplo, será que vale a pena ainda investir em consoles? Ainda mais que um PC após comprado, o Upgrade nele se torna até mais barato do que a compra de um console novo na troca de geração ( sem falar o preço dos títulos).
Na verdade, a ideia da SteamMachine lançada pela Valve é o futuro da indústria dos games, um computador com dimensões pequenas e que todo seu hardware pode ser atualizado, assim, juntamos a praticidade de um console com os upgrades de um PC.
Infelizmente muitas pessoas ainda não estão abertas a ideia da mudança completa no modo que jogamos video game hoje em dia, querendo ou não os consoles nos moldes atuais fazem parte de nós, a grande maioria cresceu junto com eles. A separação seria sim muito difícil, porém, necessária. Unindo a potência gráfica dos computadores e versatilidade dos computadores atuais com a portabilidade e jogabilidade dos consoles teremos um avanço na indústria extremamente rápido pois uma desenvolvedora não ficará presa ao hardware de uma geração lançada 5 ou 6 anos antes e sim aos frequentes upgrades que poderíamos fazer em nossas estações de games.